"Nada torna, nada se repete, porque tudo é real."
*Alberto Caeiro

sexta-feira, dezembro 14, 2007

something to believe in

A poesia de Francisco José Viegas tem sido meu companheiro de almofada nas últimas noites. À luz ténue das minhas madrugadas insólitas, rondam-me os versos de geografias e paisagens dedilhadas entre o medo do inverno e outra substância qualquer que o coração invoca. Um grito, um lamento, um desejo, um sorriso... Depois de tudo, há o silêncio a marcar a página onde os olhos pararam de sono. E pressente-se o dia, daí a quase nada.




O contrário

é um jogo sem consequências: trocas a ordem
das coisas: o amor fere, a verdade ignora
o corpo do mundo, a companhia só se breve.

com isso se é feliz, se aprende.


©ANA

Sombras

1.
a ti recordo a todas as horas do tempo,
e isso é a alegria única, a que não morre nem aguarda,
e por ela escondo as luzes da cidade, e entendo que existe
um movimento permanente sob o céu,

reconheço o nome das espécies, invento aquilo que há-de vir,
aquilo que te ofereço, o que se encontra nu sobre a noite,
inclino-me sobre os teus passos a todas as horas do tempo,
confio nos calendários que se aproximam,
espalho faróis sobre os mapas.

se me afasto de ti, deixo-te o coração,
levo o teu em troca.

Francisco José Viegas, O medo do inverno seguido de poemas irlandeses

Sem comentários:

Ontem foi:

About me:

A minha foto
a entropia é a minha religião. alterno a leitura da bíblia com a interpretação de mapas e mãos. bebo, preferencialmente, azul. tenho, ainda, o hábito de escrever cartas_

Sopra-me ao ouvido: