"Nada torna, nada se repete, porque tudo é real."
*Alberto Caeiro

domingo, julho 08, 2007

Julho e um aquário para gatos voadores

Distraída, preocupada com outras coisas mais importantes, só hoje mudei o calendário da cozinha para o mês de Julho. Escondido atrás da porta, sempre aberta, passa completamente despercebido. É vulgar. Não tem um design interessante. Não me lembro sequer por que fiquei com ele. Mas acho que é melhor - agora, assim já a meio do ano - dar-lhe alguma utilidade. Por exemplo, assinalar-lhe os meus dias de folga, os dias de pagamento da luz, da água, da net, do telemóvel... os deadlines dos trabalhos académicos, as consultas - minhas e dos gatos. E usar várias cores, assinalando a negro os dias fatídicos: o pneu furado, a gata a voar pela janela, as multas de estacionamento, a subida do euribor...e outras coisas com as quais não me apetece agora fazer humor mas, que, mais cedo ou mais tarde, acabam sempre por dar vontade de rir.


©ana

Mas isto tudo (a foto foi só para vos deixar respirar porque o texto é longo) para dizer que o mês de Julho, no tal calendário de cozinha algo desinteressante, surpreendeu-me com a definição da palavra estereotipo, numa altura em que toda a gente anda preocupada com a igualdade e o seu orgulho gay, lésbico, hetero, branco, preto...

stereotype (noun)
etymology: French stéréotype
from stéré- stere+type

a standardized mental picture that is held in common by members of a group and that represents an over simplified opinion, prejudiced attitude or uncritical judgment.

Sociologicamente é uma definição limitada mas...é suposto aprender-se alguma coisa com o mês de Julho.
Fiquei curiosa acerca de Agosto. Vou fazer batota e espreitar. Hum...
Terei de esperar por Setembro.



©ana

E agora tenho que ir castigar o gato que destruiu a engenhoca que permitia à gata comer. Depois de cair do quarto andar, anda de funil na cabeça, para não lamber os pontos que tem na barriga, e tem os maxilares desencontrados. Toda a gente, sobretudo quem tem gatos, diz que foi milagre, que tive muita sorte (inclusive, com a conta do veterinário que não atingiu as estimativas mais elevadas - mas também não percebi onde é que estavam as mais baixas!) e a querer fazer experiências com os próprios gatos para estudar o seu nível de resistência! Eu cá desconfio que se me voltar a distrair a Teresa vai atirar-se novamente para ver se se consegue livrar do funil e voltar a encaixar os maxilares um no outro, já que o médico disse que era um problema fácil de solucionar. Bom, mas talvez ela se lembre de que voar por voar, sempre tem o céu da boca, e agora, uma vez fracturado, a vertigem será maior...



©ana

Já não vou castigar o gato Simão. Ele sabe como é fácil convencer-me...
No meio disto tudo, tenho pena de não ter fotografado o calendário. E de ter esquecido o velho sonho de ver crescer peixinhos num aquário.

1 comentário:

Magnólia disse...

A subida da euribor... a quem o dizes...

Então a maluca da tua gata tentou suicidar-se. A sorte é que os gatos têm sete vidas né... agora já só lhe restam seis.
As melhoras para a bichinha...

Ontem foi:

About me:

A minha foto
a entropia é a minha religião. alterno a leitura da bíblia com a interpretação de mapas e mãos. bebo, preferencialmente, azul. tenho, ainda, o hábito de escrever cartas_

Sopra-me ao ouvido: